Blog Centro Universitário - Moura Lacerda



Biografia – Dr. Oscar de Moura Lacerda

Dr. Oscar de Moura Lacerda nasceu em Angatuba, no ano de 1902, embora seus pais residissem em Campinas, cidade na qual iniciou seus estudos.

Começou a trabalhar muito jovem como telegrafista da Companhia Mogiana, fazendo ao mesmo tempo um curso de contabilidade no período noturno.

Em 1920, ainda como telegrafista, foi transferido para Ribeirão Preto, deixando essa função em 1922, para tornar-se o contador da Companhia Eletro Metalúrgica, cargo no qual permaneceu até 1924.

Em 23 de maio de 1923, ainda funcionário daquela empresa, fundou a Escola de Commercio Ruy Barbosa que seis meses depois passou a denominar-se Instituto Comercial de Ribeirão Preto, situado na rua Amador Bueno, esquina com a rua Lafaiete.

Em 1924, trocou de emprego tornando-se contador da Drogaria São Paulo, subsidiária da L. Queiroz Produtos Químicos de São Paulo, mas continuando com seu Instituto que funcionava somente no período noturno.

Em 1926 deicou o emprego para dedicar-se inteiramente às questões de ensino.

Em julho de 1927 o seu Instituto foi transferido para a rua Barão do Amazonas e aí ficou até julho de 1929, quando foi para a rua Duque de Caxias, na Praça XV de Novembro, promovendo transformações que colocaram a Instituição entre as mais importantes do ensino superior do país.

Em 1º de maio de 1932, com a criação do “Curso Superior de Administração e Finanças”, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto, antigo proprietário da Escola de Commercio Rui Barbosa, passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, tornando-se a segunda faculdade a ter este curso de “Ciências Econômicas” no país, e a primeira do Estado de São Paulo.

Em 1935, o Dr. Oscar de Moura Lacerda funda o Ginásio Ribeirão Preto, que em 1937, com o curso colegial, denominou-se Colégio Moura Lacerda.

Elegeu-se como vereador na cidade de Ribeirão Preto, em 1947, sendo o mais votado do pleito naquele ano, e exerceu o cargo até 1951. Como vereador, participou da comissão especial que elaborou o antiprojeto do regimento interno da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Em 1950, o professor Dr. Oscar de Moura Lacerda, ainda foi candidato a Deputado Estadual, mas não obtve êxito.

De 1954 a 1955, Oscar de Moura Lacerda foi presidente do Comercial FC de Ribeirão Preto

Em 1967, com auxílio do Dr. Moura Lacerda, nasceu o Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, e em 1968, a Faculdade de Engenharia Civil.

Em 1970, o Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda, que conta atualmente também com o Centro Universitário Moura Lacerda.

Em 1978, a Instituição Moura Lacerda tornou-se proprietária da Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, e inaugurou naquela cidade o seu Curso de Educação Física.

Pai de Ignez, Ilka, Oscar Luiz e Ricardo, Dr. Oscar de Moura Lacerda veio a falecer em 23 de fevereiro de 1979.

Atualmente, seus trabalhos continuam servindo de exemplo, e dando belos frutos, exemplo disso é a Instituição Universitária Moura Lacerda, que gerencia o Centro Universitário Moura Lacerda, uma das mais respeitadas Instituições de ensino do Brasil. Seu trabalho educacional, também o tornou imortal.